Custos SVC


SVC (STATIC VAR COMPENSATOR)


SVC (Static Var Compensator) fazem parte da família dos FACTS (Flexible AC Transmission System). Pode ser utilizado para fins de compensação de tensão e neste caso tem vantagens tais como um melhor controle de compensação em relação aos bancos fixos de capacitores, além de melhorar a estabilidade do sistema.
Eles são utilizados também para fins de correção do fator de potência promovendo melhores fatores de potência e minimizando as flutuações de tensão, prevenindo danos em equipamentos, e também reduzindo gasto de operação.

Na figura 1 tem-se uma vista de uma instalação com um SVC.




Fig. 1: SVC instalado em subestação na Dinamarca

Os SVC fornecem compensação dinâmica de potência reativa para instalações de transmissão e industriais. Assim, melhoram a estabilidade angular e fornecem suporte de tensão em regime permanente. Também podem ser necessários para balanceamento da carga dinâmica em instalações industriais utilizando grandes motores elétricos e outros equipamentos com cargas variáveis. As aplicações típicas incluem trabalhos com aço, fábricas de papel, mineração, etc.


Os principais benefícios são: suporte dinâmico de tensão, melhoria da estabilidade do sistema, amortecimento das oscilações de potência, balanceamento de energia reativa, controle de flicker e redução de perdas. Um SVC normalmente consiste numa combinação de reatores controlados por tiristores (TCR), reatores e capacitores chaveados por tiristores (TSR e TSC), bancos de capacitores chaveados mecanicamente (MSC) e filtros de harmônicas (HF).


Fig 2. SVC 

O SVC é uma solução eficiente no fornecimento de potência reativa dinâmica, com tempo de resposta rápido e baixo custo de manutenção.

SISTEMA DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

No caso de transmissão de longa distância AC, devido à influência do Efeito Ferranti, a tensão no meio das linhas de transmissão pode subir, limitando a potência transferida. Para reduzir este aumento de tensão e maximizar a potência transferida, o SVC é normalmente instalado no ponto médio ou em vários pontos no meio da linha de transmissão, regulando a tensão.
Além disso, um sistema SVC instalado no lado de AC de um conversor DC pode fornecer potência reativa suficiente, com resposta rápida.
O SVC pode ser conectado à subestação terminal em um sistema de distribuição de energia para reduzir as trocas de potência reativa, melhorar o fator de potência, reduzir as perdas no sistema de distribuição e diminuir os danos causados por frequentes chaveamentos de bancos de capacitores.
SISTEMAS INDUSTRIAIS
Fornos a arco AC geralmente apresentam grandes demandas de potência reativa, alta geração de harmônicos e grande corrente de sequência negativa.
O sistema SVC, além de fornecer potência reativa para a planta industrial, elimina os harmônicos gerados por retificadores e impede a flutuação de tensão.
VANTAGENS
  • Redução do consumo de energia
  • Melhoria da qualidade de energia
  • Aumento de produtividade
  • Prolongamento da vida útil dos equipamento
  • Regulação de tensão do sistema e flicker
  • Aumento do fator de potência e compensação de potência reativa dinâmica.




 CUSTOS

Literatura acadêmica

Não há considerável número de trabalhos disponíveis na literatura. No material pesquisado foram encontrados três  trabalhos publicados.

Segundo Gitizadeh, Pilehvar e Mardaneh (2013), o custos do SVC é dado por:



 Já para Agrawal, Bharadwaj e Kothari (2015):


Para SharmaSaxena e Tiwari (2016): 



Referências Brasileiras (EPE/ANEEL) - Relatórios R1 da Empresa de Pesquisas Energéticas

Para licitação da expansão de novos empreendimentos de transmissão, a EPE disponibiliza relatórios técnicos denominados "R1". Nestes relatórios constam os custos para compensadores estáticos de reativos, conforme listado a seguir:




Tabela 1: Custos disponíveis nos Relatórios R1 da EPE




Na base de custos da ANEEL não são fornecidos os custos de compensadores estáticos para nível de 500 kV. Deste modo, também foram estimados custos médios com base na informação dos  fabricantes, abrangendo toda a faixa (indutiva+capacitiva). A proposição dos valores em R$/Mvar a serem utilizados para estimar o custo do compensador é apresentada pela curva de tendência (laranja):





Fig. 3 Estimativa do custo do compensador estático para nível de 500 kV. (EPE)




Referências 

[1]  da Costa, J. "Estudo e Simulação de um Dispositivo Compensador Estático de Reativos - SVC" (Static Var Compensator), Trabalho Final De Graduação, UNIFEI, 2016

Acessado em 10/09/2019

Acessado em 10/09/2019

[4]   Gitizadeh, G, Pilehvar, M, Mardaneh, M;  "A new method for SVC placement considering FSS limit and SVC investment cost", International Journal of Electrical Power & Energy Systems Volume 53, Pages 900-908, Dezembro 2013

[5] Agrawal, R, Bharadwaj, S.K, Kothari, D.P, "Optimal Location and Sizing of SVC considering Transmission loss and Installation cost using TLBO", Annual IEEE India Conference (INDICON), 2015

[6] Sharma, A.K, Saxena1, A., Tiwari R. "Optimal Placement of SVC Incorporating Installation Cost" International Journal of Hybrid Information Technology Vol. 9, No.8 , pp.289- 302, 2016

[7] ANEEL: Editais de Transmissão
Disponível em: http://www.aneel.gov.br/transmissao4
Relatórios R1 para estudo da expansão da transmissão
(1) Estudo de Atendimento ao Estado de Goiás
(2) Estudo de Atendimento às Regiões de Mossoró, Aracati e Fortaleza
(3)Programa de Expansão da Transmissão – ciclo 2014 – 1º semestre
Acessado em 16/09/2019

[8] Banco de Referência de preços da ANEEL (2019)
Disponível em http://epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/informe-tecnico-banco-de-precos-de-referencia-da-aneel-atualizacao-dos-valores-para-a-data-base-maio-de-2019
Acessado em: 16/09/2019









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cap. 9 - - Energy Storage at Different Voltage Levels: Technology, integration, and market aspects.