Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) constituem uma
tecnologia que permite oferta
de potência com a flexibilidade necessária para o atendimento à variação
da carga no curto prazo, além de oferecer benefícios sistêmicos relacionados à
economia, segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica (serviços
ancilares), a sua participação na cesta de ofertas da matriz elétrica
brasileira poderá constituir, num futuro próximo, uma opção para garantir uma
expansão do sistema elétrico de forma econômica e sustentável.
Fig 1: Esquema de uma usina reversível
Fig. 2: Operação de uma usina reversível*
* No instante 1, a água é bombeada do reservatório inferior para o superior.
No instante 2, a água é enviada de volta ao reservatório inferior e a carga na ponta é suprida
Usinas reversíveis são os Sistemas de Armazenamento mais antigos e maiores em sistemas de energia. As unidades de armazenamento hidráulico bombeado geralmente têm dois reservatórios, um em alta superior e outro inferior. Nos horários de pico, a água armazenada na no reservatório superior é liberada, e sua energia potencial correspondente é convertida em energia cinética usando turbinas. As turbinas acopladas geradores síncronos e elétricos convertem a energia mecânica em eletricidade.
Fora do horário de pico, as bombas são ativadas e a água reservada é transferida do reservatório inferior para o superior. Consequentemente, evita-e que o sistema fique com estados de sobrefrequência. Além disso, uma vez "valley-filling" e "peak shave" são executados em um período operacional de 24 horas, as reversíveis ajudam o perfil de consumo a ser mais estável. O desempenho de uma reversível típica é representado durante um período operacional diário. Vale ressaltar que a classificação típica da capacidade de uma UHR é 1.000 MW com eficiência de 75% a 82%. A diferença de altura entre o reservatório superior e inferior deve ter pelo menos 300 m de maneira a que a construção de um empreendimento sejaé justificada. Já sua vida útil é 80 anos.
.
Classificação das Reversíveis
Centrais Puras de Acumulação: Neste caso, o volume de água ascendente nas horas de bombeamento ou de turbinagem, é praticamente o mesmo, a menos das perdas hidráulicas e por evaporação. Centrais Mistas de Acumulação: Já para este caso, o reservatório a montante recebe água por meios naturais, como, por exemplo, de centrais construídas ao longo do curso de um rio. Assim, a energia desenvolvida pelas turbinas é maior do que a acumulada pelas bombas, ou porque a água a montante da usina não vem somente por bombeamento ou porque o desnível das turbinas é maior do que o das bombas.
As usinas reversíveis podem atuar como "baterias" na forma de armazenamento de água em reservatórios superiores, quando a geração de outras renováveis são economicamente mais vantajosas, conforme apresentado na Figura a seguir:
Fig. 3: Reversível atuando como bateria
A maior UHR atualmente existente encontra-se nos Estados Unidos, usina de Bath Country, com 3.003 MW, porém, até 2021 a China completará a implantação do Projeto Fengning com 3.600 MW. A figura a seguir mostra alguns dados sobre os países com maior armazenamento de energia , bem como dados gerais da maior UHR do mundo, em fase final de implantação.
Fig. 3 - Dez países com maior capacidade instalada de UHR
Fig. 4 - Distribuição mundial das UHR's (276 GW)
Fig. 5 - Distribuição mundial das UHR's em operação (166 GW)
Fig. 6 - Distribuição mundial das UHR's em desenvolvimento (109 GW)
Reversíveis no Brasil
Características dos Sistemas de Armazenamento de Usinas Reversíveis
- Power capacity: De acordo com o banco de dados do SANDIA, consultado em 14/09/2019, existem aproximadamente 300 UHR's em operação, totalizando 166 GW, 20 entre anunciadas, em construção e contratada, totalizando 109 GW. Já entre descomissionadas e em reparo, estão 5 empreendimentos, totalizando 276 MW.
- Energy storage capacity: Estima-se 9,000 GWh de energia armazenada (IHA, 2019)
- Efficiency: 75% a 85%
- Response time: Como reserva girante, reversíveis podem ir de 50% da carga até a carga total em aproximadamente 15 segundos. Já como reserva não girante, estima-se como tempo de resposta em aproximadamente 2 minutos.
- Discharge duration: Pode-se estimar considerando a energia armazenada pela potência. Ex: Mundo -> 9.000 GWh/166 GW = 54 dias. UHR: Gold 8,48 GWh/1060 MW = 8 dias
- Specific power/Energy density: 0.5–1.5Wh/kg
- ESS lifetime: 40-60 anos
[1] Estudos de Inventário de usinas hidrelétrica reversíveis (UHR) EPE 2019
Disponível em http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/nt-006-2019-estudos-de-inventario-de-usinas-hidreletricas-reversiveis
Acessado em 02/09/2019
[3] Princípios básicos das Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR’s)
Disponível em:
Acessado em 02/09/2019
[4] As Usinas Hidrelétricas Reversíveis Pelo Mundo e Outras Considerações.
Disponível em:
http://bit.ly/2lWiNAP
http://bit.ly/2lWiNAP
Acessado em 02/09/2019
[5] DOE Global Energy Database
[5] DOE Global Energy Database
[6] Energy Storage at Different Voltage Levels: Technology, integration, and market aspects Rezaei, N, et. all Chapter 1 Overview of energy storage technologies
[7]Pumped Hydro Energy Storage - EERA Joint Program SP4 - Mechanical Storage, European Energy Research Alliance, Nov 2016
[8] International Hydropower Association.
[8] International Hydropower Association.
Disponível em: https://www.hydropower.org/hydropower-pumped-storage-tool
Acessado em: 18/09/2019
Comentários
Postar um comentário