Resumo da ideia principal dos artigos apresentados na Aula 1

Artigo 1: Allocation and Operation of A Hydropneumatic Energy Storage with Building Microgrid

Autores: Yang Chen, Olufemi A. Omitaomu, Mengqi Hu, Saiid Kassaee, Adewale Odukomaiya, Patrick O’Connor, Ayyoub M. Momen, Brennan T. Smith, Xiaobing Liu

Esse sistema pneumático chamado GLIDES possuim um princípio mecânico de armazenamento de energia.

Considerando possíveis incertezas da radiação solar e da carga de eletricidade em uma microrrede de edifício, a programação estocástica de dois estágios é adotada para operação de 15 minutos e um modelo estocástico não linear de número misto é construído com sistemas de energia integrados da GLIDES, painel solar e unidade geradora de energia. Para a criação do modelo processável computacionalmente, foi utilizado  o método aproximado médio da amostra para diminuir a complexidade associada ao tamanho da amostra e assim, melhorar a eficiência da solução. Os resultados experimentais na operação determinística e estocástica indicaram que a melhor solução candidata da SAA é superior à solução do problema esperado de valores em termos de gap e variação de otimização.

Artigo 2: Online Power Profile Based Universal Battery Degradation Methodology Suitable for Various Battery Types

Autores: Arun Suresh, Student Member, IEEE,, Sheikh Jakir Hossain, Student Member, IEEE, Sherif Abdelrazek, Member, IEEE, and Sukumar Kamalasadan, Senior Member, IEEE

Sistemas de armazenamento de energia das baterias têm sido amplamente usados especialmente com recursos de energia renovável. Isso levará a operações irregulares de ciclo da bateria. 
Os principais fatores que afetam o envelhecimento e degradação das placas são temperatura, estado de carga (SoC) ou tensão em que a bateria é armazenada. O envelhecimento do ciclo é influenciado por fatores como Profundidade de Descarga (DoD), taxa de corrente, sobrecarga e sobrecorrente e SoC médio.
O objetivo principal deste artigo é fornecer um modelo de degradação universal que possa ser usado para avaliar o envelhecimento da bateria e o tamanho necessário com base em um perfil de potência conhecido.

Artigo 3: Optimal Robust Primary Frequency Response Control for Battery Energy Storage Systems

Autores: Ali Moeini, Innocent Kamwa, Zahra Gallehdari, Amin Ghazanfari

Este artigo apresenta uma nova abordagem para  controle de frequência oferecido por sistemas de armazenamento de energia de bateria (BESSs) conectados à rede em caso de distúrbios conhecidos. O esquema de controle proposto consiste em duas camadas de realimentação que produzem sinal de potência ativo para o BESS usando a frequência da rede como entrada. A primeira camada inclui  declive convencional de frequência de potência equipado com um bloco de detecção de frequência "max-min" inteligente para aprimorar a participação do BESS na resposta de frequência primária.

Artigo 4: Economic Analysis of Energy Storage Systems in the Context of Time-of-Use Rate in Brazil

Autores: Vinicius Costa, A. C. Zambroni de Souza, Paulo F. Ribeiro

Artigo apresenta a viabilidade econômica de a implantação de sistemas de geração distribuída na rede com sistema fotovoltaico )PVs) e armazenamento de bateria para consumidores conectados à rede de distribuição,  no contexto da nova modalidade de tarifação brasileira de tempo de uso conhecida como Tarifa Branca, que distingue os valores em períodos diários. 

Um  discussão técnica sobre as tecnologias apropriadas de bateria é apresentada, seguido de uma comparação de retorno do investimento sistemas convencionais de geração distribuída, que exclusivamente contém PVs e sistemas contendo PVs e armazenamento de energia.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Custos SVC

Cap. 9 - - Energy Storage at Different Voltage Levels: Technology, integration, and market aspects.